quinta-feira, 29 de setembro de 2011

JMJ MADRID 2011 - TESTEMUNHO DO JOÃO TOSCANO

JMJ Madrid – A Experiência de uma vida
“Enraizados e edificados em Cristo, firmes na Fé”

Quando respondi “sim” ao convite do Santo Padre Bento XVI para ir as Jornadas Mundiais da Juventude, “Convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que compartilham a nossa fé em Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n’Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós.”, estava longe de imaginar o que iria viver e sentir ao longo daquela semana passada na Capital Espanhola, tão grande, mas que com o passar dos dias se foi tornando “pequena” para a imensidão de jovens que a foi invadindo.

Integrando a comitiva Portuguesa de 100 jovens da Diocese de Santarém, como dizia o Pe. Ricardo “um grande grupo, com vários grupos”, indo sozinho e quase sem conhecer ninguém, tive a oportunidade de conviver e partilhar grandes momentos um pouco com todos, ao longo da intensa semana que vivemos em Madrid.

Móstoles, foi o nosso “quartel-general”, onde fomos extremamente bem acolhidos pela Srª Nilda e o Sr. Edmundo, e onde os nossos “fins do dia” tinham outro “sabor”, ficava a 30 minutos de Metro e/ou Comboio do centro de Madrid… e cada viagem era única por todo o ambiente que a envolvia… as ruas de Madrid tinham uma animação e uma boa disposição contagiante, todos os encontros com os outros grupos de jovens dos “quatros quantos do mundo” eram experiencias de amor, partilha e alegria únicos… penso hoje nas centenas de jovens com quem falamos, tiramos fotos e troca-mos um sorriso em Cristo… nunca tinha sentido esta “familiaridade” estávamos todos na mesma mesma “sintonia”…

Recordo com entusiasmo o encontro, do meio, dos 10 mil jovens Portugueses, no Madrid Arena, com os 17 Bispos Portugueses, sob o lema “Edificados sobre o alicerce dos apóstolos” os momentos de alegria e festa com a Banda Jota, as palavras de Cardial Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo “Só Cristo manifesta e revela plenamente ao homem o próprio homem”, “foi Cristo que vos escolheu e não vós a Ele ”, despertaram sentimentos no mais fundo de nós mesmos…. Enriquecidos com o testemunho do casal nascido na JMJ e do Pe. Paulo. Tocou-me a “explosão” de alegria quando o Papa aterrou em Madrid e em “uníssono” o saudamos, assim como a dignidade, dinâmica, alegria, silêncio e o respeito total durante a celebração da Eucaristia … um ambiente de sonho… e como lá passava “Passo a passo chegaremos a Santos”

A semana que passei em Madrid, uma cidade linda, na qual também tive oportunidade de conhecer um pouco, como, a Plaza Mayor, a Porta de Alcalá, os Jardins, o Museu Reina Sofia, o Estádio Santiago Barnabéu… mas foi sobretudo uma ocasião privilegiada para reflectir, dialogar, aprender, trocar experiencias, rezar em conjunto e crescer na Fé. A JMJ dispunha de uma agenda cultural riquíssima, o Musical Wojtyla – criado pela paróquia de Cascais em homenagem a João Paulo II, foi um momento mágico, a Exposição e o vídeo sobre a vida e obra de Madre Teresa de Calcutá, recorda-nos um modelo de vida em Cristo a seguir… a oração de Taizé, sempre intensa e marcante…. A Feira Vocacional, no Parque do Retiro onde fiquei a conhecer mais “de perto”as varias congregações e movimentos Religiosos espalhados pelos mundo.

Mas tudo isto foi apenas, uma parte da experiencia da JMJ – Madrid, a imponente Praça Cibeles, que já tinha acolhido o missa de Abertura das JMJ, foi pequena para a multidão que quis ver de perto e saudar o sucessor de Pedro, tivemos o privilegio de saúda-lo bem de perto, no seu trajecto para a recessão oficial. Recordo as palavras de Bento XVI na celebração “Que a chama do amor de Cristo nunca se apague nos vossos corações” depois a saudação sempre emocionante em Português “Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias, ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja.” E sempre no seu discurso marcante para nós jovens cedentes da palavra sábias neste mundo tão difícil que nos rodeia “sede prudentes e sábios, edificai as vossas vidas sobre o alicerce firme que é Cristo. Esta sabedoria e prudência guiará os vossos passos, nada vos fará tremer e, em vosso coração, reinará a paz.”…. “escutai verdadeiramente as palavras do Senhor, para que sejam em vós «espírito e vida» , raízes que alimentam o vosso ser, linhas de conduta que nos assemelham à pessoa de Cristo” dão que pensar.

Outro momento marcante foi a Via-Sacra vivida e sentida de uma forma intensa naquele ambiente “familiar” no meio de milhares de pessoas… os símbolos da semana Santa Espanhola ajudavam a “ilustrar” o momento… mas o simbolismo era o mais marcante, os jovens escolhidos para transportar a cruz (símbolo da JMJ) vinham de Países fustigados por catástrofes naturais como o Japão ou o Haiti, ou de áreas onde não reina a paz como o Iraque ou a Terra Santa, e as palavras finais de Bento XVI “que o amor de Cristo por nós aumente a vossa alegria e vos anime a permanecer junto dos menos favorecidos. Vós que sois tão sensíveis à ideia de partilhar a vida com os outros, não passeis ao largo quando virdes o sofrimento humano, pois é aí que Deus vos espera para dardes o melhor de vós mesmos: a vossa capacidade de amar e de vos compadecerdes” marcaram-me nessa noite.

O JMJ entrava na recta final e a tão esperada Vigília com o Papa aproximava-se, não sei se alguma vez, vou conseguir transmitir por palavras o que se viveu em “Cuatro Vientos”, dois milhões de jovens, da nova geração ‘JMJ’, responderam presentes e nem o calor, o pó, o cansaço, a chuva ou o vento conseguiram travar, emocionou-me o que disse Bento XVI após a tempestade “Vivemos uma aventura juntos”. Uma noite única e irrepetível… numa expressão ímpar de fé… nunca vi tanta gente em “festa” e alegre… ou num silêncio total… estávamos todos embebidos do mesma “espírito”

O dia seguinte amanheceu sereno e tranquilo na Base Aérea de Quatro Ventos, as palavras de Bento XVI mostraram um Papa preocupado, carinhoso e emocionado… era um de nós, “Pensei muito em vós, nestas horas em que não foi possível ver-nos. Espero que tenhais podido dormir um pouco, apesar dos rigores do clima. Tenho certeza que, nesta madrugada, tereis levantando, mais de uma vez, os olhos para céu, e não só os olhos, também o coração, e isso vos terá permitido rezar. Deus tira o bem em tudo.”
Segui a Celebração com atenção tentando aproveitar ao máximo estes últimos momentos e assimilando todas as palavras de Bento XVI “ permiti que, como Sucessor de Pedro, vos convide a fortalecer esta fé que nos tem sido transmitida desde os apóstolos, a colocar Cristo, Filho de Deus, no centro da vossa vida. Mas permiti também que vos recorde que seguir Jesus na fé é caminhar com Ele na comunhão da Igreja. Não se pode, sozinho, seguir Jesus. Quem cede à tentação de seguir «por conta sua» ou de viver a fé segundo a mentalidade individualista, que predomina na sociedade, corre o risco de nunca encontrar Jesus Cristo, ou de acabar seguindo uma imagem falsa d’Ele.”
Seguiram-se as últimas palavras do sucessor de Pedro aos “apóstolos do século XXI” sempre marcantes em Português, ainda hoje penso nelas “Queridos jovens e amigos de língua portuguesa, encontrastes Jesus Cristo! Sentir-vos-eis em contracorrente no meio duma sociedade onde impera a cultura relativista que renuncia a buscar e a possuir a verdade. Mas foi para este momento da história, cheio de grandes desafios e oportunidades, que o Senhor vos mandou: para que, graças à vossa fé, continue a ressoar a Boa Nova de Cristo por toda a terra. Espero poder encontrar-vos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Até lá, rezemos uns pelos outros, dando testemunho da alegria que brota de viver enraizados e edificados em Cristo. Até breve, queridos jovens! Que Deus vos abençoe!”

E num momento da despedida um grito bem alto e em uníssono ressoa: “Esta es la Juventud del Papa!”

É esta a Igreja Católica Jovem, alegre, fraterna e actual, sem discursos moralistas e ideias retrógradas que me orgulho de fazer parte.

Sete dias de muita festa, manifestação de fé e testemunho para todo o mundo. Madrid foi uma experiencia impar e marcante, na companhia, posso dize-lo agora, dos “meus amigos”… enfrentamos estas Jornadas com a simplicidade e convicção próprias da juventude… Ficamos num ginásio, dormimos no chão e muitas vezes ao relento, tomamos banhos de água fria, carregamos a nossa mochila de peregrinos sempre pesada, enfrentamos filas e mais filas, para as actividades, para comermos, para entrar no metro e até para ir ao WC… enfrentamos temperaturas de 40°C, e horas de caminhada pela cidade e até uma tempestade de chuva. Sofremos intimidações, fomos assaltados e passamos momentos conturbados. E apesar de tudo isto todos os dias sorriamos, cantávamos, brincávamos, rezávamos juntos… edificados e enraizados em Cristo, cada vez mais firmes na nossa Fé.

Regressei a casa com aquela sensação de que vivi algo mágico, tão bom, tão bom, que se tivesse uma máquina do tempo voltaria para viver tudo outra vez…

Que a vida assim o permita, e nos encontremos todos daqui a dois anos, na próxima Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro, Brasil. Eu acredito =)
Um abraço amigo,
João Toscano

0 comentários:

Enviar um comentário